Governança, Gente e Gestão
Impulsione a excelência operacional e conquiste resultados extraordinários através de um modelo de Gente e Gestão que cultive uma cultura organizacional que desperte o potencial humano dentro da sua empresa.
Na Visagio, acreditamos na integração entre governança, gestão de pessoas e resultados para impulsionar o desempenho organizacional e a sustentabilidade dos negócios. Em um mundo de transformações e incertezas, o sucesso das empresas depende de escolhas estratégicas e alocação de talentos adequada. Nesse contexto, a Visagio desenha e implanta projetos de Planejamento e Desdobramento Estratégico, Design Organizacional, Governança Corporativa, Gestão de Talentos, dentre outros, garantindo uma abordagem completa e customizada para atender às necessidades de nossos clientes.
O modelo de Gente e Gestão Ambidestro desenvolvido pela Visagio equilibra demandas de curto e longo prazo, promovendo excelência operacional e flexibilidade para inovação. Com uma abordagem prática e experiência significativa, nos destacamos como uma "fazedoria" que não apenas identifica oportunidades, mas também implementa soluções e alcança resultados tangíveis. Nossos diferenciais incluem um time dedicado, experiência robusta, soluções integradas de negócio com tecnologia e um modelo de governança abrangente.
Atendemos empresas em diferentes estágios de maturidade — de start-ups a companhias centenárias, incluindo negócios familiares em processo de profissionalização. Nossa atuação é guiada pelo Frame Visagio de Governança, Gente & Gestão, que garante o desdobramento estratégico em todos os níveis da organização.

Desafios
Uma empresa do setor de bebidas se preparava para uma mudança radical em sua estratégia de longo prazo. O desafio estava em desenhar e implantar um modelo de Gente & Gestão ambidestro, capaz de conciliar estabilidade operacional com agilidade e inovação, respeitando as diferentes realidades de suas áreas (como Indústria, Vendas e Tecnologia).
Abordagem
A construção do novo modelo foi baseada em quatro frentes principais:
- Desenvolvimento de uma metodologia própria para análise de metas e remuneração, alinhada a benchmarks e literatura especializada;
- Reformulação do modelo de metas e remuneração para 8 mil colaboradores, promovendo mais colaboração, simplicidade e agilidade;
- Adaptação das ferramentas de gestão para os diversos contextos da companhia, com destaque para a introdução da metodologia de OKRs;
Implementação de um modelo de experimentação de iniciativas-piloto, retroalimentando o sistema de gestão com aprendizados reais.
Resultados
A implantação gerou ganhos concretos de gestão e eficiência:
- Acompanhamento estruturado da carreira de mais de 40 mil colaboradores por meio de painéis automatizados, com economia significativa de tempo e geração de novos insights;
- Redução de 64 horas mensais dedicadas a atividades operacionais em People Analytics;
- Milhares de agendamentos de férias automatizados por BI, além de 45 automações e mais de 20 pipelines implementados para dar escala às soluções.
Desafios
Uma grande empresa do setor de mineração, com mais de 30 mil colaboradores e operações espalhadas por todo o Brasil, enfrentava um momento de transformação organizacional. O crescimento da companhia gerou a necessidade de ampliar o número de líderes de negócio. Ao mesmo tempo, o setor de Recursos Humanos lidava com uma crescente pressão por produtividade, demandando uma revisão de seu papel tradicional enquanto CoE (Centro de Excelência), Business Partner (BP) e Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
Abordagem
A transformação da estrutura organizacional do RH foi conduzida a partir dos seguintes pilares:
- Revisão dos comportamentos esperados e níveis de senioridade dos Business Partners;
- Criação de um núcleo especializado em People Analytics, com foco em dados para apoiar decisões estratégicas;
- Estruturação de um núcleo de projetos, com metodologia própria e modelo de alocação ágil;
- Redesenho das rotinas de gestão dos BPs, visando mais eficiência e clareza de papéis;
Capacitação dos times nos novos papéis e responsabilidades de BPs, CoEs e núcleos especializados.
Resultados
A reorganização do RH gerou impactos relevantes, incluindo:
- Redução de 12% a 37% do headcount de BPs nas áreas de negócio;
Redução superior a 50% no tempo dedicado a reuniões, liberando capacidade para ações mais estratégicas.
Como transformamos
Negócios, Metodologias e Soluções
Insights em
Governança, Gente e Gestão
A cultura organizacional é essencial para o sucesso empresarial, impactando desempenho, inovação e alinhamento estratégico.

Webinar aborda ILP, suas tendências e implementação para reter talentos, com insights de especialistas da Visagio e parceiros.

Como alçar o voo da mudança de paradigma do RH? Aprenda os pontos chaves para recrutar e manter as pessoas certas na empresa